Dificuldades financeiras do Hospital Ouro Branco pautam reunião com o Executivo

 Na manhã desta quarta-feira, dia 28 de novembro, o prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, recebeu em seu gabinete o presidente e o vice-presidente da Associação Beneficente Ouro Branco, Francisco de Souza Abrahão e Marco Aurélio Weber, respectivamente, e do diretor-executivo do Hospital Ouro Branco, André Lagemann. Durante a reunião, foram discutidas as dificuldades financeiras da casa de saúde, ocasionadas principalmente pelo não repasse de recursos do Estado.

Reunião discutiu soluções para as dificuldades financeiras do Hospital Ouro Branco

Durante a reunião com o Executivo, Lagemann informou que o Hospital Ouro Branco tem a receber do Governo do Estado R$ 897.000,00, referentes aos repasses de agosto, setembro e outubro (cujo vencimento é nesta sexta-feira, dia 30 de novembro, e não há sinalização de pagamento). O recurso é aplicado, essencialmente, no pagamento de fornecedores e salários dos funcionários e médicos.

Lagemann ainda colocou que, se não fossem os municípios conveniados efetuarem os repasses em dia, o hospital já teria suspenso diversos serviços. Abrahão acrescentou ainda a importância de Teutônia ter assumido a Gestão Plena em Saúde. “Com a gestão plena, temos a garantia de que os recursos do Governo Federal venham até nós”, frisou.

E justamente para não ocorrer a suspensão de serviços prestados à comunidade devido ao não repasse de recurso do Estado, a casa de saúde se reuniu com o Executivo teutoniense na busca de alguma solução. “A suspensão de alguns serviços não está descartada. Mas queremos buscar, ao máximo, alguma solução para que isto não se torne necessário”, expôs Lagemann.

O Executivo se comprometeu a discutir com a Procuradoria Jurídica do Município e com a equipe responsável pelo orçamento para estudar alternativas de auxiliar o hospital. “Estamos cientes das dificuldades que o hospital enfrenta e faremos o possível para que a casa de saúde possa continuar prestando os seus serviços essenciais à comunidade teutoniense”, ressaltou o prefeito.

Ainda participaram da reunião o secretário de Saúde, Hélio Brandão da Silva; a subsecretária de Saúde, Marlene Metz; e o procurador jurídico do Município, Juliano Heisler.

 

Texto: Édson Luís Schaeffer
Crédito das fotos: Édson Luís Schaeffer/divulgação