Décadas de 20 e 30 marcam início do Hospital Ouro Branco


O início do Hospital Ouro Branco, de Teutônia, remete ao século passado, ao final da década de 20 e início da década de 30. Foi naquela época que o médico João Basílio Lavrinenco chegou à Vila de Languiru, hoje Bairro Languiru, e iniciou suas atividades. Antes dele, já estava na localidade o Dr. Gomes Ferreira, que conduzia as atividades da entidade, localizada em endereço próximo onde hoje está o Centro Comunitário Martin Luther, no Bairro Languiru. O prédio pertencia a Bertholdo Stapenhorst e a manutenção do hospital ficava por conta da família Hilgemann. No prédio de material funcionava a parte clínica e, ao lado, um salão com divisórias de meia parede abrigava os quartos.

Considerando a precariedade das instalações e após desentendimento com a família que mantinha o hospital, alguns anos depois foi o próprio Lavrinenco que resolveu pela construção de um novo hospital, cujas obras iniciaram em 1944 e foram concluídas em 1945. O novo prédio possuía uma área construída de 582m2, 13 quartos com 18 leitos, entre outras dependências. A antiga ala do hospital ainda mantém alguns traços de sua origem até os dias de hoje e integra o complexo da casa de saúde no Bairro Languiru.
Como forma de reconhecimento a importância da gordura animal para a economia local e regional, alimento produzido em grande escala comercial, Lavrinenco decidiu pelo nome de Hospital Ouro Branco.

O quadro de colaboradores da casa de saúde na época era de oito pessoas, entre eles o médico Dr. Lavrinenco, o farmacêutico Eugênio Scheckanov, o auxiliar farmacêutico Jorge Stelcowsky, a parteira Georgina Greef, a auxiliar de enfermagem Angelina Dilli, os funcionários da cozinha Oscar Valber e Ida Kreiwe Valber e a serviços gerais Gerda Prass.
João Lavrinenco veio a falecer em 1963, quando o hospital já contava com os trabalhos do Dr. Hércio Pêgas, que passou a atuar no local em 1957. Na década de 60 também passou a clinicar no Hospital Ouro Branco o teutoniense Dr. Silvério Schneider.
Identidade Institucional
NOSSO NEGÓCIO
Bem estar físico, emocional e social.
NOSSA MISSÃO
Proporcionar soluções em saúde com qualidade no atendimento para todos que utilizam os serviços do HOB, tornando-o sustentável e contribuindo para o bem estar da comunidade.
NOSSA VISÃO
Ser reconhecido regionalmente como uma instituição de saúde com atendimento humanizado e qualificado buscando a sustentabilidade até 2020.
NOSSOS VALORES
Pessoas em primeiro lugar ;
Equipe comprometida;
Fortalecimento da Imagem e Confiança;
Atendimento com Qualidade;
Comportamento ético;
Busca da Inovação;
